O Carnaval não é só folia, é também um grande motor da economia brasileira! Para o ano de 2025, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estimou que a festa vá movimentar impressionantes R$ 12 bilhões, com crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior.
Com essa explosão econômica, novos negócios, marcas e produtos surgem todos os anos para atender à demanda da maior festa de rua do mundo. Blocos, abadás, bebidas, eventos, acessórios e diversos outros produtos e serviços tornam-se protagonistas dessa época, exigindo atenção especial à proteção de marcas e direitos autorais.
Além do registro de marca, que proporciona o direito de uso exclusivo dela em todo o território nacional, há diversos cuidados que devem ser tomados em épocas de carnaval, como o monitoramento de uso de terceiros, conscientização de licenciados sobre como deve ser realizado o uso da marca, bem como cuidado ao promover estratégias de marketing que podem ferir direitos de terceiros.
O Carnaval termina rapidamente, mas as suas implicações jurídicas e comerciais permanecem. Garantir a proteção da sua marca e ativos é fundamental para a segurança e continuidade do seu negócio.
Fonte: https://portaldocomercio.org.br/publicacoes_posts/pesquisa-carnaval-2025/