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Seu slogan é valioso? Saiba tudo sobre ele!

Você já pensou em proteger o slogan da sua empresa? Aquela frase que você tanto gosta e que representa a sua marca? Slogans como “Se é Bayer, é bom”, “Just do it” e “Red Bull te dá asas” são diretamente associados às marcas Bayer, Nike e Red Bull, respectivamente. Esses exemplos de slogans ou expressões de propaganda são utilizados pelas empresas para atrair a atenção do público, criando uma forte conexão entre a frase e a marca.

O antigo Código da Propriedade Industrial, Lei n. 5.772, em seu artigo 73, previa a proteção de expressões ou sinais de propaganda. Contudo, com a nova Lei da Propriedade Industrial (LPI), o artigo 124, inciso VII, passou a proibir o registro de “sinal ou expressão empregada apenas como meio de propaganda” como marca. Essa mudança na legislação decorre do entendimento de que slogans, por sua natureza genérica e função predominantemente promocional, utilizam palavras e expressões comuns, o que dificulta a distinção entre marcas. Argumentam que isso contraria a finalidade do registro marcário, que é identificar de forma exclusiva uma empresa. Além disso, a exclusividade sobre slogans poderia limitar a criatividade e a livre concorrência no mercado, uma vez que o objetivo principal de um slogan é promover um produto ou serviço, e não identificar uma empresa.

A proteção contra concorrência desleal é fundamental quando se trata de slogans publicitários. Concorrência desleal é qualquer prática que, de forma lícita, prejudique a reputação ou os negócios de um concorrente ou crie confusão no mercado. Por isso, os slogans são protegidos pelo instituto da concorrência desleal, conforme os artigos 195 e 209 da LPI.

Embora atualmente não seja possível registrar um slogan como marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em um recente evento promovido pela autarquia, foi anunciado que, em breve, será possível registrar slogans com certo grau de originalidade. Esse registro facilitará a comprovação de autoria e se tornará um importante instrumento para estabelecer a data de criação. Atualmente, existem algumas possibilidades de se proteger os slogans. Uma delas é registrar o slogan junto à Biblioteca Nacional como parte de uma peça publicitária.

Quer saber mais sobre como proteger sua expressão de propaganda ou slogan? Entre em contato com um dos nossos advogados e marque uma consulta.

ARARIPE

ARARIPE é uma sociedade de advogados especializada no campo da Propriedade Intelectual, com tradição na execução de trabalhos bem sucedidos no âmbito consultivo, contencioso, administrativo e judicial.