Barbie, o filme mais esperado do ano e com a maior pré-venda de todos os tempos da Warner no Brasil, estreia nos cinemas no dia de hoje, dia 20 de julho.
A marca foi lançada pela empresa de brinquedos Mattel em 1959, e desde então, tem sido um ícone da indústria de brinquedos por décadas. Sua longevidade no mercado e sua capacidade de se manter relevante ao longo do tempo contribuíram para sua boa reputação.
Com o seu primeiro pedido de registro requerido no Brasil ainda em 1979, a marca Barbie foi considerada, em 2015, como uma marca de alto renome no país.
Lembrando, uma marca de alto renome é um status concedido pelo INPI que garante a proteção especial, ampliada, aos direitos de uma marca em razão da sua reputação, prestígio e popularidade, possuindo um valor agregado significativo, que faz com que a marca detenha proteção para todos os produtos e serviços.
Passando por diversas transformações, acompanhando as mudanças culturais e sociais, a marca já representou diferentes profissões, etnias e estilos de vida, buscando se conectar com um público cada vez mais diversificado.
Além disso, a titular da marca, Mattel Inc., investiu em campanhas de marketing impactantes, utilizando estratégias inovadoras para promovê-la. A boneca é frequentemente associada a eventos e colaborações, o que amplia sua presença no mercado e fortalece a conexão emocional com seus consumidores, tornando-se um ícone cultural e uma figura de destaque na cultura pop, aparecendo em filmes, séries de TV, revistas e eventos de moda, tornando-se um símbolo de elegância e beleza para muitas pessoas.
Ainda, de forma a contribuir para o sucesso de vendas no lançamento do filme, a Mattel Inc. realizou diversos contratos de licenciamento da marca com empresas de alto alcance midiático no Brasil, lançando coleção limitada de roupas na Zara e C&A, de esmaltes junto à OPI, de cappuccinos junto à Biscoitê, linha de tintas rosas com a Coral, e diversos outros, chegando ao faturamento bilionário antes mesmo da estreia no cinema.